O mercado de eventos sofreu impactos imensuráveis com a pandemia do Covid-19. Empresas que trabalham como fornecedores dessa indústria se viram encurralados com o adiamento dos eventos, em especial os de grande porte. Diante dessa realidade, as empresas de cenografia, montadoras e similares, tiveram de se reinventar e buscar alternativas para manter seus negócios.
Com a ascensão das lives, essas empresas ganharam um novo nicho de mercado: estruturas e estúdios para lives.
Mas para além disso, o mercado está em constante transformação. E as empresas do setor precisam se alinhar ainda mais a expectativa do cliente, oferecendo o máximo de experiência possível aos participantes, mesmo no modelo híbrido.
“Estamos vivenciando um novo momento, no qual conseguimos alcançar diferentes sensações e experiências de qualquer local, a partir dos mais diversos acessos de plataformas online, e tudo isso sem sair de casa ou do escritório, esta é a magia e potência do meio digital e hibrido”, afirmou a diretora comercial do Grupo IBEXX, filiado ao Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Iara Burg (VP para assuntos de Visitors do Convention).
Segundo ela, arte de transformar o espaço, por meio de inspiração e criatividade são requisitos da arquitetura cenográfica, que tem o papel primordial nesta conexão. “O design das formas, volumes, texturas e cores, alinhadas ao briefing do evento, conduzem a imersão e sinergia que contextualizam e definem o bom resultado da experiência”.
A IBEXX dentro deste novo cenário trouxe soluções de transformação para que o evento com estúdios digitais, transmissões ao vivo, convenções híbridas e desenvolvimentos de eventos com design de experiência. “Tudo para que seu evento seja composto com identidade e sensações que possibilitem a imersão, para que seu público se sinta conectado no propósito do evento”, destacou Iara.
De acordo com a superintendente executiva do Convention, Yara Linschoten, as inovações do mercado de eventos demonstram o quanto o cenário é dinâmico. “Apesar do impacto que o setor sofreu com a pandemia, ver as alternativas criadas pelas empresas para driblar a crise, se adaptando ao mercado e inovando, mostra o quanto o setor de eventos é enérgico e fundamental”, disse.